Portifólio

quinta-feira, 29 de março de 2012

Livro

A existência do livro se deve a uma sucessão de invenções que possibilitaram a fixação da escrita em um suporte, desenvolvimento de tintas, etc. O papel foi inventado pelo chinês Cai Lun em 105 a.C., que sugeriu a utilização de casca de amora, bambu e grama chinesa como matérias-primas.


Em 1454, o processo de fabricação e divulgação dos livros sofreu um salto qualitativo gigantesco com a invenção da prensa. Desenvolvida por Gutenberg, essa máquina permitia que o processo de fabricação dos livros fosse dinamizado. Ler e escrever eram prazeres ainda destinados aos nobres e burgueses enriquecidos.


O século XIX, como filho das inovações tecnológicas, marcou uma época de grandes produções. Com o barateamento dos custos de produção, a leitura passou a atingir grandes parcelas da população. A partir de então nasceram os famosos e ainda bastante procurados “best-sellers”.

Hoje em dia ouve uma evolução digital facilitando a edição de livros na forma independente ou mesmo pelas editoras com baixo custo e uma ótima qualidade gráfica.
Vários livros sobre fotografia estão sendo produzidos.

Livros que recomendo são do Fotografo e Motociclista José Albano um menino de 68 anos que tem mais de 40 anos de fotografia e que começou a pilotar motocicleta aos 40 anos de idade.





Nenhum comentário: