Cartazes são mensageiros. Cartazes é expressão de cultura. Cartazes deixam marcas. Visíveis e inconfundíveis, como parte de um processo de comunicação, eles dependem do local e data de publicação. Bons cartazes falam uma linguagem internacional.
O cartaz tem as suas raízes no renascimento. “O primeiro cartaz conhecido é de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens”.
Mas foi somente no final do século XIX que a arte de reunir textos e ilustrações numa folha de papel alcançou maior projeção ao ser propagada pelos mercadores europeus, assim como um alto grau de sofisticação pela mão de artistas plásticos da época.
Com a técnica fotográfica os cartazes tornaram uma grande ferramenta para a divulgação.
Cartaz (também chamado pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
No teatro e no cinema são muitos usados.
Como no filme O Selvagem de 1953 – Marlon Brando:
Cartaz do cinema
Cartaz do vídeo em VHS e DVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário