Portifólio

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Che Guevara - Foto Alberto Díaz (Korda)

Qual é a história por trás de uma foto? Ainda mais uma que virou ícone de uma geração, estampada exaustivamente em camisetas. Um foco rápido e acidental com uma câmerade 35mm.

Em 5 de março de 1960 (quando Guevara tinha 31 anos), fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, foi quem registrou a famosa fotografia em primeiro plano do argentino Che Guevara, com sua boina de guerrilheiro e o cabelo alvoroçado, uma das imagens mais reproduzidas, veneradas e comercializadas do século XX.
Conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico".



A famosa foto foi cortada e endireitada em um ângulo mais certeiro e somente foi publicada sete anos depois.


Che, decretado cubano de nascimento por seu companheiro de armas Fidel Castro, assistia com outros líderes da revolução recém-nascida ao funeral de quase 100 vítimas do atentado que sofreu na véspera, no porto de Havana, o navio francês La Coubre, carregado de armas.

A imprensa cubana lembra que aquele era um dia cinza e de inverno e que Korda não havia previsto a importância da imagem captada com sua câmara Leica, a qual, anos depois, percorreria o planeta em capas de livros, cartazes políticos, fachadas de edifícios e camisetas da moda.

Próximo ao guerrilheiro argentino estava os intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, perseguidos por Korda, fotógrafo do periódico Revolución.



Foto original
Foto Alberto Díaz (Korda)

Nenhum comentário: